Presente de forma constante em nosso dia a dia, o WhatsApp já virou uma ferramenta essencial na comunicação diária. Em alguns casos tornou-se até um problema, mas para quem sabe usar de forma eficiente, ele se torna uma grande ferramenta, contribuindo até mesmo com as empresas dos mais diversos segmentos, para atendimento e impulsionamento das vendas.

E você, já utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio?
Se ainda não utiliza, tenho uma má notícia, você está perdendo dinheiro.

Atualmente, já considerado como um dos meios mais comuns de comunicação no Brasil, o WhatsApp se tornou extremamente democrático, sendo utilizado de Norte a Sul do país, desde as classes mais altas até as mais baixas, em muitos casos, utilizados por usuários que nem possuem computador em casa, ao invés disso, optaram por um celular que já o permite fazer quase tudo que um computador faz com a soma do benefício de contar com o WhatsApp. Vale mencionar um número importante, são mais de 42 bilhões de mensagens trocadas diariamente no aplicativo e a soma de usuário somente no Brasil já ultrapassa os 100 mihões, podemos dizer que 1 a cada 2 brasileiros utiliza o WhatsApp.

A beleza do WhatsApp nos negócios:

Consciente dos números mencionados acima, é fácil entender a importância que o aplicativo tem em nosso dia a dia, e com isto, é ainda mais claro visualizar que há oportunidades neste meio de comunicação tão direto para sua empresa. Mas diante deste universo tão vasto, a pergunta que sempre surge, é por onde começar?

Costumo dizer que o 1° passo é ter uma conta do WhatsApp específica para sua empresa (não vou entrar aqui no mérito de ser conta padrão ou conta business, vamos nos ater ao WhatsApp como um todo), procure não utilizar a sua conta pessoal como a conta para atendimento em seu negócio, isso pode te gerar problemas, recebimentos de contatos fora de hora entre outras situações, que com o tempo se tornam bastante chatas.

A partir do momento que possui um número / conta do WhatsApp específica para seu negócio começa a mágica. Está preparado? Comece divulgando em seus canais de comunicação, sim, você estava esperando um método fantástico, disruptivo e cheio de palavras bonitas? Não desta vez, o ponto fundamental aqui é, tornar este número conhecido/relacionado ao seu negócio, seus clientes precisam entender que aquele número é um contato do WhatsApp, para isso basta sempre inserir o logotipo do WhatsApp junto ao número  em todo material que produzir, deixe bem visível em seu site, email entre outros locais que utilize e seja visível aos seus clientes.

Separei 5 pontos que lhe ajudarão com suas estratégias no WhatsApp:

1) Utilize listas de transmissão e NÃO grupos:

Uma ferramenta ótima que o WhatsApp oferece e muitas vezes é esquecida ou não conhecida pelos usuários, é a lista de transmissão. O WhatsApp permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos, isso é muito útil, e não vai deixar seu cliente incomodado por ter sido inserido em um grupo que ele não faz ideia de onde surgiu.

Para criar a lista de transmissão, no WhatsApp clique naqueles 3 pontinho no canto superior direito da tela e vá em Nova transmissão.

2) Ofereça conteúdo:

ENGAJAMENTO, provavelmente você já tenha ouvido, visto esta palavra em inúmeros materiais que falam sobre redes sociais e afins, isso cabe totalmente para o assunto WhatsApp. Não seja aquela empresa que apenas envia uma série de promoções para os clientes de tempos em tempos (e vale aqui mencionar, cuidado com a frequência dos envios), ao invés, procure construir engajamento com seus clientes, oferecendo algumas dicas, informações úteis entre outros. Imagine que você é uma loja de acessórios femininos, imagine ao invés de simplesmente enviar uma promoção de determinado produto, você gerar um breve conteúdo a respeito de alguns looks e a importância dos acessórios, e junto deste pequeno post, acrescentar os links das peças referenciadas. Percebe o quanto isto se torna mais atraente?

Não se esqueça de definir um planejamento, e sempre que possível, filtrar seus contatos, categorizando eles em listas de transmissões a fim de enviar as informações mais úteis para cada perfil de cliente.

3) Promoções exclusivas:

Muito CUIDADO aqui, sempre indico para nossos clientes desenvolveram promoções EXCLUSIVAS para o WhatsApp, mas quando digo EXCLUSIVA, digo que seja REALMENTE apenas para este canal, pois já vi muitas promoções que eram exclusivas apenas por email, e quando você acessa o site da loja, é aquele preço que está, e o pior, nem se quer é promoção, sempre foi aquele preço.

Ao se criar uma cultura de exclusividade no WhatsApp, aqueles clientes ao qual você nutre em sua comunicação passarão a dar maior importância as mensagens que você envia, com a atenção do cliente, já temos 50% da venda, afinal, se você consegue despertar o desejo, é apenas uma questão de tempo para ele finalizar a compra, quando não de tempo, um bom gatilho tende a ajudar, e é exatamente este ponto minha 4° dica.

4) Gatilhos mentais (use e abuse, de forma inteligente):

Técnicas de persuasão, são sem dúvidas um dos pontos mais utilizados no marketing de forma geral, estas técnicas se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos nós. Sabe aquela tal compra por impulso que você também já fez? Pois é, gatilho mental entrando em ação.

Há inúmeros gatilhos mentais a serem trabalhados, mas aqui, estou listando 5 que podem fazer uma diferença na sua estratégia no WhatsApp:

  • Gatilho da escassez e da urgência

“Últimas unidades”, “corra que é só até o próximo final de semana”, “é agora ou nunca” e muitas outras.

Nós, de forma geral, temos a tendência a buscar oportunidades, e estas chamadas tendem a alarmar nossos sentidos, pois não queremos perder uma condição que é limitada e finita e / ou deixar que outras pessoas comprem em nosso lugar.

  • Gatilho da prova social

Sabe aquela influenciadora usando o produto de determinada marca? Isto é um gatilho de prova social, uma das formas que mais tem sido utilizadas nas redes sociais atualmente pelas marcas. Além desta, há outras estratégias, como depoimentos, avaliações de clientes, números de suas mídias sociais entre outros, precisamos despertar em nosso cliente através deste gatilho, que somos principalmente confiáveis, ou que o produto é realmente bom.

  • Gatilho da garantia

“30 dias ou seu dinheiro de volta”, gatilho muito adotado nas vendas de cursos entre outros produtos digitais, mas que também podem ser estendidos a outras categorias de produtos, basta analisar e encontrar uma forma e um período que torne claro a sua confiança na qualidade do produto, a ponto de oferecer tal garantia.

  • Gatilho da novidade

Um exemplo de quem utiliza muito? Apple. Sim, não faz muito tempo (ou talvez faça, depende de quando está lendo este post), Steve Jobs subia ao palco e fazia uma mega apresentação de um novo item, e a partir deste dia, começava o acionamento constante deste gatilho na cabeça dos clientes, quando se abria o período de vendas, filas gigantescas e muita correria representavam a efetivação do gatilho.

Crie formas de entregar a informação dos lançamentos presentes em sua loja, tente inovar, afinal, aquele velho email marketing escrito “Veja os lançamentos” tende a não funcionar mais tão bem.

  • Gatilho da autoridade

Amanco, Tigre, OMO, Bombril, Vanish entre outras grandes marcas / produtos se constroem e permanecem no mercado através do gatilho da autoridade, assumem uma posição de que são os maiorais naquilo o qual se propuseram a fazer, e entregam este valor ao mercado, tornando-se até mesmo slogan para alguns profissionais que as utilizam, como no caso da Tigre, que é dito no mercado que só os melhores profissionais a utilizam.

Procure construir esta autoridade em seu segmento de atuação, seja através da entrega de conteúdos relevantes sobre o assunto em questão, ou, demonstrando o quanto o determinado produto está à frente dos demais do mercado.

5) Atalho direto para o WhatsApp em sua loja Tray:

É possível criar um link direto para seu WhatsApp e disponibilizá-lo em anúncios nas redes sociais e também, principalmente em seu e-commerce.

A opção mais recomendada é deixar um ícone flutuante fixo em todas as abas de seu site para chamar atenção do cliente.

Lembre-se porém, que o ícone deve ser discreto e conseguir chamar atenção sem atrapalhar a navegação do site. Conte com a ajuda de um especialista em programação para fazer o ícone do modo certo e não prejudicar as vendas.

O botão pode ter um call to action de “Fale com a gente no WhatsApp” e, ao clicar, o cliente será direcionado para a janela do WhatsApp (seja no navegador ou no celular) já com o contato da loja aberto.

Isso pode ser usado como uma ótima alternativa aos chats de atendimento online de uma loja virtual, que são um apoio para os clientes que têm dúvidas sobre o produto, modo de entrega e outras questões.

Para criar o link diretamente (sem códigos de terceiros), utilize o link abaixo e SUBSTITUA os dígitos zeros em negrito pelo número do celular contendo o DDD:

https://api.whatsapp.com/send?l=pt_br&phone=5500000000000

Neste caso, você terá o link para ser utilizado em anúncios ou inserir em um banner do seu site, caso queira ter aquele botão flutuante em sua loja, veja neste outro post, COMO INSERIR O BOTÃO FLUTUANTE DO WHATSAPP EM SUA LOJA TRAY.

Com todas as dicas acima, espero que você comece a utilizar o WhatsApp em sua loja / negócio, pois será extremamente benéfico, tanto para o atendimento, quanto como mais um canal de força de vendas.

Então é isso, valewwwww!

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Juliano Costa

Autor Juliano Costa

Diretor de Inovação (CIO) na IComm, Palestrante, Head of Digital na FMS360 e Empreendedor Serial, possui mais de 10 anos de experiência em E-commerce, Marketing Digital, Branding e Criação. Ao longo de sua carreira tem focado em ajudar empreendedores dos mais diversos segmentos a alcançar seus objetivos utilizando a tecnologia como aliado em seu crescimento.

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